Armas Longas
Categoria de armas que variam entre 121cm e 2m de comprimento. Seu ponto forte é seu alcance, costumam ser menos ágeis que as armas curtas e médias. A maioria dessas armas costumam serem utilizadas com duas mãos.
Glossário dos Equipamentos
- Empunhado(a) com: Especifica quantas mãos o combatente pode utilizar para segurar cada equipamento do mesmo tipo;
- Pomo: Parte da arma que fica antes da empunhadura, serve para dar contra-peso em relação à área de contato. No Swordplay sua função principal é a de acolchoamento da extremidade anterior à empunhadura;
- Empunhadura: Parte da arma que fica entre o pomo e a área de contato, serve para segurar a arma;
- Área de Contato: É a área da arma que causa dano no oponente, o acolchoamento principal do equipamento fica nessa região.
Espada Longa
- Características
- Comprimento: 121cm a 150cm;
- Empunhada com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Cavaleiro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Entre 20 e 35cm;
- Área de contato: Restante do comprimento.
Possui um tamanho que beneficia a utilização com duas mãos, costuma ter uma empunhadura mais longa que sua versão média para ter um bom encaixe das duas mãos. Apesar de ser mais pesada que uma espada média, consegue ser mais ágil (dependendo da habilidade do usuário) por conta do controle maior que se obtém com as duas mãos, apesar de exigir uma habilidade maior para efetuar os golpes de forma efetiva.
Espada Montante
- Características
- Comprimento: 151cm a 200cm;
- Empunhada com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Cavaleiro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Entre 30 e 45cm. Pode ter duas empunhaduras, uma antes do guarda-mão e outra depois (como na foto);
- Área de contato: Restante do comprimento.
Costuma ter uma empunhadura bem grande para poder ser manuseada com eficiência, possui movimentos mais lentos que a sua versão longa, mas que trazem mais peso no golpe (apesar de não poder aplicar força em excesso no Swordplay), seu alcance também é muito grande, podendo efetuar estocadas que atinjam um mesmo alvo que somente uma lança ou alabarda conseguiriam, porém, sendo um equipamento mais pesado e não tendo talvez a mesma precisão de uma lança ou alabarda. Exige uma grande habilidade de manuseio de seu usuário.
Curiosidade: Era bastante eficiente como forma de romper as formações dos regimentos de piqueiros, quebrando as piques primeiramente, e em seguida atacando os piqueiros. Esta estratégia também permitia a passagem da carga de cavalaria por dentro das fileiras inimigas. Também era usado para golpear cavaleiros montados ou abatê-los junto com a própria montaria, devido a sua longa lâmina.
Outros nomes: Zweihänder (Alemão), Greatsword (Inglês) ou ainda Claymore.
Lança Curta
- Características
- Comprimento: 121cm a 150cm;
- Empunhada com: Uma ou duas mãos;
- Classes que utilizam: Hoplita e Lanceiro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Comprimento da haste (maior parte do equipamento);
- Área de contato: Entre 15 e 30cm.
Apesar de ser uma Lança Curta, entra na categoria de Armas Longas por possuir no mínimo 121cm.
Para Hoplitas é obrigatório o uso com somente uma mão. Lanceiros podem usá-la com duas mãos.
Lança Longa
- Características
- Comprimento: 151cm a 200cm;
- Empunhada com: Uma ou duas mãos;
- Classes que utilizam: Hoplita (nível 3) e Lanceiro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Comprimento da haste (maior parte do equipamento);
- Área de contato: Entre 20 e 45cm.
A Lança é uma das armas mais antigas e efetivas criada pelo homem, possui um peso bem distribuído ao longo de seu comprimento, pois a lâmina da ponta não costuma ser pesada, é recomendado o uso com duas mãos devido ao seu tamanho e peso. Seu ponto forte é seu alcance, um bom usuário de Lança deve sempre manter distância de seus oponentes, tendo em vista que se o combate avançar para muito perto, o lanceiro acaba perdendo sua vantagem.
Para Hoplitas é obrigatório o uso com somente uma mão. Lanceiros podem usá-la com duas mãos.
Sabre Duplo
- Características
- Comprimento: 150cm a 200cm;
- Empunhado com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Lanceiro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: Não possui;
- Empunhadura: Toda parte do equipamento que não é a área de contato;
- Área de contato: Entre 20 e 45cm (lâmina dupla, uma em cada extremidade).
É uma arma bem versátil, o estilo de luta é um pouco diferente da lança, pelo fato de poder golpear com ambas as extremidades da arma.
Machado Longo
- Características
- Comprimento: 121cm a 150cm;
- Empunhado com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Bárbaro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Comprimento da haste (maior parte do equipamento);
- Área de contato: Lâmina de até 35cm de altura; largura a critério do forjador. Pode ter 2 lâminas.
Possui um centro gravitacional menos balanceado que espadas, clavas e adagas, pois o peso da lâmina fica concentrado na ponta. Costuma ser bem efetivo contra oponentes que usam escudo, pois mesmo que a haste acerte o escudo, a lâmina pode ainda acertar o oponente. É mais comum que tenha lâmina somente de um lado, porém pode ter lâmina dupla também.
Curiosidade: Uma das finalidades de sua utilização em combates ao longo da história humana foi para conseguir contornar a resistência das armaduras, tendo em vista que, ao passo em que as tecnologias de armas evoluiam, as armaduras também, de forma que espadas não conseguiam mais efetivamente ferir os oponentes. O Machado por sua vez conseguia contornar isso em alguns casos, pois seu peso estava bem concentrado na região da lâmina, facilitando um golpe corto-contundente que poderia perfurar e/ou amassar a armadura inimiga.
Maça Longa
- Características
- Comprimento: 121cm a 150cm;
- Empunhada com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Templário;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Comprimento da haste (maior parte do equipamento);
- Área de contato: Até 40cm de altura; diâmetro a critério do forjador.
Assim como o Machado, possui um centro gravitacional menos balanceado que espadas, clavas e adagas, pois o peso da área de contato fica concentrado na ponta.
Curiosidade: Assim como os machados, uma das finalidades de sua utilização em combates ao longo da história humana foi de conseguir contornar a resistência das armaduras, tendo em vista que, ao passo em que as tecnologias de armas evoluiam, as armaduras também, de forma que espadas não conseguiam mais efetivamente ferir os oponentes. Neste caso, a Maça conseguia amassar as armaduras por ter boa parte de seu peso concentrado na ponta.
Martelo Longo
- Características
- Comprimento: 121cm a 150cm;
- Empunhado com: Duas mãos;
- Classe que utiliza: Bárbaro;
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Comprimento da haste (maior parte do equipamento);
- Área de contato: A critério do forjador.
Assim como o Machado e a Maça, possui um centro gravitacional menos balanceado que espadas, clavas e adagas, pois o peso da área de contato fica concentrado na ponta.
Seu uso é bem semelhante ao da Maça.
Mangual Longo
- Características
- Comprimento: 121cm a 130cm;
- Empunhado com: Uma ou duas mãos;
- Classe que utiliza: Templário (nível 3);
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Construção do equipamento:
- Pomo: No mínimo 5cm;
- Empunhadura: Entre 40 e 70cm;
- Corrente: Entre 30 e 50cm;
- Área de contato: Costuma ser uma bola, mas pode ter o formato de uma maça também, diâmetro a critério do forjador.
Equipamento de haste bem versátil, exige um controle e experiência maior por parte do usuário, pois é uma arma com corrente. Costuma ser bastante efetiva contra escudos, pois um golpe lateral ainda pode acertar a parte de trás do oponente com uma certa facilidade;
Pode ter uma, duas ou três áreas de contato com suas respectivas correntes.