Escudos

Categoria de equipamentos voltados para defesa e proteção, nessa seção você vai conferir regras, dicas e diferenças de tamanho dos escudos.


É importante ressaltar que, no Swordplay, os escudos não devem ser utilizados para golpear os oponentes, nem mesmo fazer carga com intenção de empurrar, nossos equipamentos não são feitos para aguentar esses tipos de manobras ofensivas. Esse tipo de manobra também machuca os oponentes, que vai contra a ideia central de segurança do Swordplay.


Mesmo que não sejam utilizados para golpear, é importante que os escudos tenham toda sua borda revestida com espuma de tubulação de ar condicionado. A frente do escudo também precisa possuir ao menos uma camada de EVA de pelo menos 2mm caso ele for feito de material rígido (eucatex por exemplo). Se for feito de papelão não é necessária essa proteção frontal, somente das bordas. Se possuir partes metálicas como parafusos e rebites, estes precisam ser devidamente protegidos, principalmente na parte frontal do escudo. Internamente é recomendável não ter partes rígidas expostas (sem acolchoamento), mas fica a critério do forjador.

Glossário dos Escudos

Tipos de Escudo


Escudo Pequeno

Imagem do Escudo Pequeno
  • Características
    • Como medir:
      - Altura máxima: Distância da ponta do metacarpo (osso da mão anterior aos dedos) até o cotovelo;
    • Formatos:
      - Quadrado: Altura e largura máxima iguais;
      - Retangular: A largura deve ser de até metade da altura máxima;
      - Redondo: O diâmetro máximo será o da dimensão citada em "como medir".
    • Classes que utilizam: Cavaleiro e Lanceiro;
    • Exemplo de escudo pequeno: Broquel;
    • Empunhadura: De mão, braço ou preso ao antebraço.

Escudo de proporções bem pequenas, costumava ser usado mais para aparar golpes do que defendê-los diretamente. Era muito utilizado com empunhadura de mão para poder socar os oponentes. No Dragon Style costuma ser utilizado para proteger o antebraço do usuário que fica mais exposto na postura de combate.


Escudo Médio

Imagem do Escudo Médio
  • Características
    • Como medir:
      - Altura máxima: Distância entre o ombro e a cintura;
      - Largura máxima: Distância de um ombro ao outro;
    • Formatos:
      - Quadrado: Altura e largura máxima iguais;
      - Retangular: Altura máxima e largura máxima citada em "como medir";
      - Redondo: O diâmetro máximo será o da altura citada em "como medir".
    • Classes que utilizam: Guerreiro, Hoplita, Templário e Viking;
    • Exemplos de escudo médio: Heater, redondo (viking), micênico entre outros;
    • Empunhadura: De mão ou de braço.

Escudo que possui equilíbrio entre proteção e mobilidade, fornece uma boa proteção ao mesmo tempo que não causa praticamente nenhuma penalidade nos ataques do usuário. Costuma ser a categoria de escudo mais utilizada pelos membros.


Escudo Grande

Imagem do Escudo Grande
  • Características
    • Como medir:
      - Altura máxima: Distância entre o ombro e o joelho;
      - Largura máxima: Distância de um ombro ao outro + até 10cm de cada lado;
    • Formatos:
      - Retangular: Altura máxima e largura máxima citada em "como medir";
      - Redondo: O diâmetro máximo será o da altura citada em "como medir".
    • Classes que utilizam: Guerreiro, Hoplita, Templário e Viking;
    • Exemplos de escudo grande: Scutum (romano), Hóplon ou Aspis (grego), Escudo Oval (celta) entre outros;
    • Empunhadura: De mão ou de braço.

Escudo que conta com uma grande área de proteção, ao custo de agilidade e mobilidade. Esses escudos costumam trazer algumas penalidades ao atacar, podendo diminuir sua efetividade ofensiva, porém compensa isso trazendo uma grande defesa.


Requer pouca movimentação do escudo para proteger o usuário.


Escudo Gigante

Imagem do Escudo Gigante
  • Características
    • Como medir:
      - Altura máxima: Distância entre o ombro e o chão;
      - Largura máxima: Distância de um ombro ao outro + até 20cm de cada lado;
    • Formato:
      - Retangular: Altura máxima e largura máxima citada em "como medir";
    • Classes que utilizam: Guerreiro, Hoplita, Templário e Viking;
    • Exemplo de escudo grande: Historicamente escudos desse tamanho eram utilizados por arqueiros e besteiros quando estavam em cerco, costumava ser segurado por um assistente enquanto o arqueiro pegava cobertura e atirava suas flechas;
    • Empunhadura: De mão ou de braço.

Diferente de sua versão histórica, no Swordplay esses escudos são utilizados em combate corpo-a-corpo. Esse tipo de escudo possui a maior defesa imóvel das categorias de escudo, necessitando de pouco ou nenhum movimento para proteger o usuário, no entanto, atrapalha muito a efetividade ofensiva do usuário.


Para ter maior poder ofensivo, é recomendado que tenha ao menos uma cavidade no lado em que o usuário empunha uma arma, para ampliar os movimentos de ataque.