Longo Alcance
Categoria de armas focadas no combate à distância, as armas desta seção são exclusivas da classe Arqueiro.
Apesar dos Arremessos também serem armas à distância, colocamos numa seção separada para explicar melhor suas especificidades.
Para que seja uma arma segura de utilizar no Swordplay, a libragem máxima permitida dos arcos e balestras é de até 30 libras, sendo preferível que tenham até 20 libras para maior segurança.
Ainda sobre o ponto acima, as flechas precisam ser feitas com muito cuidado, sendo a ponta bem macia e segura, de forma que a haste da flecha não atravesse a espuma. É muito importante também fazer as penas da flecha corretamente para garantir que a flecha voe de forma reta, evitando que a haste da flecha vire no meio do ar, podendo causar acidentes. Para maiores informações de como fazer a flecha, converse com os organizadores, principalmente o Roberto (mestre de forja).
OBS: Também por questões de segurança, as armas de Longo Alcance (bem como arremessos) só podem ser utilizadas por membros veteranos, mais informações em Novato x Veterano.
Arco e Flecha
- Características
- Comprimento: Variável. Recomendamos que tenha as dimensões máximas de um arco longo, que historicamente tinha entre 1,80m e 2m;;
- O Arco deve ter no máximo 30 libras (13,61 kgf). Preferível que tenha até 20 libras (9,07 kgf);
- Classe que utiliza: Arqueiro;
- Requisito: Nível Geral 1 (veterano);
- Munições: 5 flechas iniciais + 3 flechas ao atingir nível 3 como Arqueiro e + 2 flechas com a conquista Atirador de Elite, totalizando 10 flechas.
O arco é uma arma impulsora utilizada para disparar flechas em alvos distantes. O arco pode ser formado por uma única peça de madeira, que pode ser tão alta quanto a estatura do atirador, como o arco longo, ou várias peças recurvadas que aumentam a potência do arco, como o arco composto moderno.
Existem muitos tipos de arcos: Arco Huno, Recurvo, Curto, Longo e uma das variações de arco é a Balestra, que você pode conferir abaixo.
OBS: No Swordplay, os arcos costumam ser feitos de PVC, evitando utilizar arcos compostos e recurvos comprados.
Balestra
- Características
- Comprimento: Variável;
- A Balestra, assim como o Arco, deve ter no máximo 30 libras (13,61 kgf). Preferível que tenha até 20 libras (9,07 kgf);
- Classe que utiliza: Arqueiro;
- Requisito: Nível Geral 1 (veterano);
- Munições: 5 setas iniciais + 3 setas ao atingir nível 3 como Arqueiro e + 2 setas com a conquista Atirador de Elite, totalizando 10 setas.
É um arco mecânico cujas lâminas são apoiadas em um suporte de madeira paralelo à flecha. O mesmo suporte ajuda a reter a corda tensionada com a flecha, até o momento do disparo. Quando o disparador é acionado, o suporte libera a corda do arco. A besta permite a um atirador um disparo mais potente do que teria com um arco comum, uma vez que seu tensionamento não depende da capacidade física do atirador.
Podem ser usadas com uma ou duas mãos, a depender de como são fabricadas.
OBS: No nosso grupo, é a única arma que pode ser feita com partes de madeira, porém não pode de forma alguma usar para defender ou atacar o jogador. Podendo estragar a arma do jogador e até mesmo machucar.