Código de Conduta
O Dragon Style possui um código que norteia as condutas esperadas dos participantes, para que haja uma prática saudável e divertida do esporte, livre de problemas.
O código é dividido em 4 pilares: Respeito, honra, fraternidade e segurança.
Respeito
O respeito entre os membros é essencial, não importa a graduação, se é novato ou se é veterano, o respeito mútuo sempre torna o ambiente mais leve e descontraído.
O respeito também se estende aos visitantes, convidados e demais pessoas que não estão completamente inseridas no nosso cenário. Devemos ter em mente que essas pessoas podem um dia fazer parte do nosso grupo e que a primeira impressão normalmente é a que fica.
É muito importante também respeitar os organizadores e seus esforços em fazer comunicados, o silêncio durante os comunicados é essencial. O Dragon Style sempre recebe feedbacks e ideias dos membros, portanto sinta-se livre para o fazer, mas procure um bom momento para isso.
Honra
O Swordplay é um esporte que se baseia muito na honra e no fair play, muitas de nossas modalidades não possuem juízes, portanto é altamente esperado que todos os membros sinalizem e admitam quando receberam golpes e sejam justos, mesmo se notar que o oponente não foi justo com você, faça sempre sua parte para tornar o esporte mais justo e honroso.
Evite cantar golpes, essa atitude é prejudicial para a dinâmica das modalidades e pode acabar gerando discussões em momentos que o combate deve ser o foco, se os organizadores notarem que essa discussão está atrapalhando a modalidade, será solicitado que os participantes causadores da discussão se retirem até encerrar o round ou a modalidade em si. Cantar golpes é falar para o oponente que ele foi acertado em alguma parte, ao notar que o oponente não reconheceu isso sozinho. Lembre-se que no Swordplay é a obrigação de cada um admitir os golpes recebidos. Quaisquer reclamações de membros que estiverem agindo como Highlanders (imortais) deve ser reportada aos organizadores.
Também é esperado dos membros que não se beneficiem de vantagens indevidas como: direcionar partes do corpo que são inválidas, para propositalmente fazer o oponente cometer uma falta e ser eliminado no combate. Exemplo: notar que um golpe vai acertar seu ombro, e propositalmente guiar sua cabeça de encontro com a arma do oponente.
Fraternidade
Para mantermos um clima de igualdade, irmandade e respeito mútuo, é essencial que mantenhamos laços de fraternidade uns com os outros.
Sempre teremos pessoas que se destacam mais que as outras, seja em habilidade de combate, velocidade, agilidade etc, mas reconhecer que seus oponentes são como irmãos para você, fará você ter muito mais proximidade e até mesmo sinergia nos combates em grupo. Isso torna todo o clima do esporte muito melhor. Até porque ao trocar a modalidade, quem era seu oponente na anterior, pode ser agora seu aliado.
A fraternidade também traz um sentimento de pertencimento, fazendo você notar que pertence a algo maior que si mesmo, mesmo que seja somente um hobby, ou um esporte que escolheu praticar.
Segurança
O Swordplay é um esporte de toques, basta o armamento tocar o oponente que o golpe conta como válido, portanto força excessiva não é necessária e na verdade é proibida. Os equipamentos do Swordplay não são feitos para suportarem grandes impactos por emprego de força em excesso.
Isso não quer dizer que você precisa dar golpes leves e lentos, você pode e deve usar de sua velocidade e agilidade conquistadas com muito suor nos treinos, mas sempre dosando a força para não machucar seu oponente. Esse é um conceito um tanto subjetivo, portanto se tiver dúvidas, não deixe de perguntar aos organizadores ou membros mais experientes.
Encontrões, puxadas e empurrões também são proibidos no Swordplay, o máximo que é permitido são golpes de desarme. Todos os golpes no Swordplay devem ser realizados com os armamentos. Lembre-se que nossos equipamentos não são feitos para emprego de força excessiva.
Se tiver equipamentos próprios, zele sempre pela manutenção do mesmo, sempre apalpe as regiões de contato para verificar se a integridade da espuma e do revestimento estão em ótimas ou boas condições, principalmente na região da ponta, que é a área de contato ao estocar.
Em casos de acidentes os organizadores irão parar imediatamente o treino, evento ou modalidade em andamento. Se for necessário atendimento médico, a organização irá realizar os procedimentos necessários de solicitação dos serviços de emergência. Se for possível dar andamento no treino, evento ou modalidade, os organizadores irão sinalizar.