Regras de Combate
O Swordplay possui algumas regras de combate para tornar o esporte seguro e divertido. É importante ressaltar que é um esporte onde os golpes se dão por toques, ou seja, não há necessidade de utilizar força física em excesso, inclusive é proibido, para evitar acidentes e também evitar danificar os equipamentos.
É importante ressaltar também que deve haver honestidade e honra em admitir golpes recebidos em combate. A maioria das nossas modalidades não utilizam juízes, mas quando houver, os golpes serão contados pelos juízes e sua decisão deve ser respeitada.
No Swordplay separamos as áreas do corpo em 3 tipos de áreas: válidas, neutras e proibidas.
- Áreas Válidas: Tronco, pernas e braços;
- Áreas Neutras: Mãos e Pés, desde que, as mãos estejam empunhando alguma arma ou escudo e os pés estejam firmados no chão no momento do golpe. Golpes nas áreas neutras não contabilizam pontos, caso estiver em concordância com as regras deste mesmo parágrafo;
- Áreas Proibidas: Cabeça, pescoço, genitálias e seios (no caso das meninas). Golpes nas áreas proibidas não contam pontos, e desclassificam ou eliminam o combatente que acertou essas áreas.
Sistemas de Pontuação em Combate
No Dragon Style utilizamos 3 tipos de pontuações diferentes, são eles: hit kill, dano simples e desmembramento.
- Hit Kill: Qualquer golpe que não atinja uma área neutra ou proibida, elimina o oponente.
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Dano Simples:
- Cada combatente tem 2 pontos de vida;
- Golpes no tronco, causam 2 pontos de dano;
- Golpes em membros (braços ou pernas) causam 1 ponto de dano. -
Desmembramento:
- Cada combatente tem 2 pontos de vida;
- Golpes no tronco, causam 2 pontos de dano;
- Golpes em membros (braços ou pernas) causam 1 ponto de dano, além disso:
1. O combatente que tiver um braço acertado, deverá largar imediatamente qualquer equipamento ou acessório que estiver segurando e colocar o braço para trás encostado no tronco. Caso eventualmente receber um golpe no mesmo braço, é considerado acerto no tronco;
2. O combatente que tiver uma perna acertada, deverá passar a arrastar essa perna e se ela for acertada de novo, não conta ponto. Arrastar quer dizer que: Quando você avançar, ela deve estar atrás e quando você recuar, ela deve ficar na frente.
Regras Gerais
- Os golpes no Swordplay são dados somente com as armas (não pode golpear com escudos);
- Não é permitido segurar ou agarrar o oponente ou seus equipamentos;
- Os golpes só podem ser dados com áreas de contato válidas das armas, no caso de armas que simulem lâminas (espadas, naginatas etc), os golpes contam somente onde a arma real possuiria fio, não sendo permitidos golpes de "chapa" (golpes com a parte lateral da lâmina);
- Não é permitido pegar e arremessar armas de arremessos que não sejam seus, assim como flechas. No entanto, é permitido pegar arremessos do seu time e devolver para o dono, assim como flechas;
- Ataques que acertem somente a vestimenta do oponente, não contam;
- Não são permitidos bonés, chapéus ou qualquer acessório similar que possua pontas ou abas. Essa medida é para que não haja dúvidas se um golpe acertaria a cabeça ou não;
- A decisão do juíz é sempre final e deve ser respeitada;
- Não é permitido aproveitar as áreas neutras para defender golpes, desde que intencionalmente. Ou seja, não pode colocar a mão propositalmente no caminho de um golpe para defender, essa atitude não é legal e se os juízes notarem essa intenção, será considerado ponto;
- De forma parecida com a regra acima, também não é permitido se aproveitar das áreas proibidas para levar seu oponente à derrota, desde que de forma intencional. Essa atitude não é bacana também, e se notada repetidamente pelos juízes, os mesmos poderão aplicar advertências ou expulsão da modalidade ou evento em questão;
- Se o sistema de pontos da modalidade for o de desmembramento, não é permitido se aproveitar intencionalmente da invulnerabilidade da perna que já foi perdida.